terça-feira, 29 de junho de 2010

Novas grafias


A direcção do jornal “Expresso” informava esta semana : “ Expresso poupa letras e adota acordo”. Com esse tema construiu um texto bem engraçado sobre os temas abordados pelo jornal e a nova grafia ditada pelo “acordo ortográfico”.

Não pensávamos apreciar aqui a oportunidade ou pertinência de uma grafia única para os vários povos de língua portuguesa, até porque, como dizia o Zé Maria que me acompanhou na infância em Angola e escrevia com erros, “ veja lá patrão se lê ou não lê o que eu quero dizer” …

E nem de propósito : na 6º feira à noite fui contemplada com mensagens sms de uma portuguesa que, tendo-se enganado e sendo disso informada, não desistiu de escrever mais de 10 mensagens numa linguagem que, com ajuda, percebi ser também português. Aí vão algumas para ajuizarmos da necessidade do acordo ortográfico e testarmos as nossas capacidades mentais :
- kem ex? Perxixu d xbr xe ex o Sousa ou n?

- Fxt td tu kue ligxt

- Dx alguma koixa pf

- kem dx pf dix eu xou a Paula

- N qur dizr n dg

- Mx dg k é o xeu nome?

- Dxkupe

E fiquei a pensar se não seria melhor liberalizar a linguagem escrita e cada um escrever como lhe aprouver desde que se leia!!

Entretanto, as “quatro mãozinhas” deste blog não vão começar ao mesmo tempo a escrever o português acordado ( uma delas, desconfio, vai começar bem depressa …) e, quando tal acontecer, não será sem primeiro comprar o novo corretor Flip7 ( da Priberam) – usado pelo Expresso ou outro qualquer.
E temos esperança que, em 2014, já não lembraremos aquele tempo em que se usavam muitos “ps” e “cs” a despropósito, já não teremos dúvidas sobre escrita com ou sem hífen e nem nos lembraremos de usar letras maiúsculas …
Ou será que estaremos a escrever cada um ao seu jeito, desde que se leia?
Será que a escrita dos smss não se generaliza ? Será que não teria sentido um acordo para a escrita da linguagem fonética?

Os meus amigos que se modernizem : eu vou começar a poupar letras e a escrever sons … Que saudades do Zé Maria !!

4 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Foi mesmo divertido, mas temos que ir aceitando esta nova grafia pois os nossos jovens tanto nas mensagens como nos diálogos nas redes sociais utilizam-na.Quanto ao futuro?! logo se vê...é preciso não ficar "velho do Restelo", senão ficamos KOTAS!!!!

ZIA disse...

axo mt fx, penso k vou adotar est lingg. Na crista da onda!!
bigada Goiaba!
ZIA

Rosa dos Ventos disse...

Só que nalguns casos não são sons, são grunhidos!
Tenho que me mentalizar para este acordo mas não me apetece nada!:-))
Ainda bem que já não dou aulas...

Abraço

peonia disse...

Boa! Divertido e moderno, pois então!
Custa a entrar, mas qualquer dia estamos lá...