quarta-feira, 30 de junho de 2010

O “VIEW – MASTER”

Li há tempo uma pequena notícia sobre esta invenção dos anos 30 do séc.XX
e lembrei-me que foi com esse gadget do século passado que tive a minha primeira experiência em 3D !!
Tinha 4 ou 5 anos quando me ofereceram um “view-master”, coisa vinda dos Estados Unidos, acompanhado de um conjunto de discos com pequenos slides. Os discos, uma vez introduzidos no aparelho, orientavam-se para a luz , rodavam no sentido dos ponteiros do relógio e transportavam-me para “filmes” que via dezenas de vezes, sabendo o que vinha antes e depois …
Os meus “discos” são de três colecções diferentes : divulgação de cidades ou lugares considerados interessantes da América do Norte ( EUA, Canadá e México), histórias infantis e histórias da Bíblia. Foi com eles que fiz as minhas primeiras viagens virtuais por Nova York, Chicago, Miami, Califórnia, Hawai, cataratas do Niagara, Grandes Lagos, … E foi com eles que vi vezes sem conta as “Histórias dos 3 porquinhos”, o “Capuchinho Vermelho”, “ A Bela Adormecida”, “Hansel and Gretel”, “ A Casinha de Chocolate”, a “Gata Borralheira” … E também, embora menos vezes, as histórias do “Filho Pródigo”, do “Bom Samaritano”, da “Anunciação do anjo Gabriel”, de “Herodes e S.João Baptista” … Um amigo, contemplado na mesma altura com presente idêntico, tinha uma colecção de “ vida de animais selvagens” e “ raças humanas”. Era um sonho, uma evasão!

Poucas coisas da minha infância foram guardadas até hoje, muito poucas – ou porque foram guardadas sem cuidado e se estragaram ( os “Cavaleiros Andantes”, por ex.), ou porque não cabiam nas malas (!!), ou porque foram dadas, ou … O view- master andou sempre comigo com mais 3 ou 4 livros de histórias e um boneco sem olhos.
Hoje olhei para a estante onde permanecem “à vista”, lembrei-me do artigo que tinha lido e apeteceu-me homenagear essa invenção da primeira metade do século passado.

“O View-Master foi uma das atracções da Feira Internacional de Nova Iorque, em 1939, a par da Magna Carta e do ar condicionado.
Patenteada no ano seguinte, a invenção partiu do engenho de dois norte-americanos, Gruber e Graves, apostados em recuperar o princípio dos visores estereoscópicos do século XIX: duas imagens bidimensionais que, sobrepostas, dão a ilusão de profundidade. O uso do filme Kodachrome, outra invenção recente do tempo, completou a magia. Com as suas cores saturadas e formato 16 milímetros, a realidade nunca foi tão luminosa como através do View-Master.” … “ saber que o View-Master surgiu para mostrar o Grand Canyon ou as Grutas de Carslbad é uma relativa decepção. Além de gadget turístico, também foi usado para fins militares, uma ideia aviltante, mesmo sabendo que estávamos na época em que até o mais inocente objecto era olhado como potencial contribuinte para o esforço de guerra. Mas pouco importa.
O View-Master continua a ser o cinema portátil a que tivemos direito, o único
onde nunca pagámos bilhete.” - lia-se no tal artigo que li, publicado na revista do DN de 12 de Junho.

4 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Há objectos que nos acompanham toda a vida e que têm um significado tão profundo que só o próprio pode sentir e compreender. Ainda bem que salvaste essa preciosidade! A que distãncia deste Mundo moderno de hoje!

ZIA disse...

Que boa recordação. Só gostava que os miúdos conseguissem apreciar estes utensílios e passatempos. Pelo menos que parassem um bocadinho para ver como nós, os adultos, alguns pelo menos, nos divertíamos e bem a ver e rever à exaustão estes filminhos, um must para a época. Relembro a Branca de Neve, com a bruxa má num slide com uma maçã muito vermelha e um ar de malvada; os Três Porquinhos e o lobo mau e tantos, tantos outros.Foi mesmo bom relembrar tudo isto.
BJS
ZIA

peonia disse...

Obrigada por esta lembrança. Aos olhos de hoje, um "instrumento rudimentar", mas essencial para conhecer outros espaços, outras realidades...
Quando a minha professora de Geografia utilizava o "view master" nas aulas era uma excitação!
Hoje, que as escolas dispõem de tantos recursos, seria bom que os alunos aproveitassem para saber mais e melhor...

Rosa dos Ventos disse...

Os meus filhos tiveram uma "coisa" destas!
Deve estar no sótão no meio de todos os brinquedos que lá dormem à espera de mãos pequeninas que os acordem... :-))

Abraço