segunda-feira, 12 de julho de 2010

Campeonato Europeu de Rugby e Campeonato Mundial de Futebol

Se percebo e gosto pouco de futebol nada sei de rugby ( ou râguebi…) nem nunca vi um jogo.
Do rugby só sei que é o desporto favorito dos africanders, interdito a não brancos enquanto durou o apartheid na África do Sul e ainda hoje muito ligado à comunidade bóer. Mas a verdade é que Portugal tem uma selecção nacional de rugby que ontem ganhou, pela sétima vez, o Campeonato Europeu, vencendo a equipa francesa.
A notícia do feito foi curta e breve, ofuscada pelo último jogo do Campeonato Mundial de futebol e pela vitória da equipa espanhola ( até gostei!). Sobre a vitória nacional, os jornais de hoje publicam notícias curtas ( quando o fazem) e fotos … a melhor que encontrei na net é a que publicamos!! Talvez amanhã quando o Mundial de futebol deixar de encher as páginas …

A disputa do Campeonato de Rugby teve, na imprensa portuguesa, o mesmo relevo que é dado a todas as competições desportivas que excluam o futebol – à excepção dos Olímpicos, claro. É certo que é o futebol que gera e gasta dinheiros – públicos e privados, que promove “compras” e “vendas” de jogadores de milhões de euros, que se dá ao luxo de pagar mais de 100 mil euros mensais ao treinador nacional que não sei se trabalha muito ou pouco …
Mas nem uma foto da equipa de 2010 que ganha sete vezes um Campeonato Europeu !!!

Parabéns à equipa de Rugby que até canta com muita convicção o Hino Nacional e talvez venha a ser recebida em festa quando chegar a Portugal e mereça mais uns minutos nos noticiários.

PARABÉNS à organização do Campeonato do Mundo da África do Sul que, contrariando os arautos da desgraça, soube fazer uma FESTA magnífica em organização, ordem, alegria e participação.
Ganhou Espanha e ganhou a África do Sul – “ não se deve esperar pouco de um país que é um milagre” – dizia um artigo do “Jornal de Notícias”.
Engraçado que a equipa portuguesa de Rugby tenha ganho o Campeonato da Europa no mesmo dia em que se jogou o último jogo de futebol no estádio Soccer City ( a sudoeste de Johanesburgo, perto do Soweto), com a presença de Nelson Mandela no relvado – tal como esteve presente no relvado, num estádio não muito longe, em 1995, para entregar a taça do Campeonato Mundial de Rugby à equipa sul-africana.


1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Também verifiquei isso!
Ou é futebol ou não vale a pena abrir telejornais com outras vitórias...
Triste fado!

Abraço