domingo, 25 de julho de 2010

Histórias Boas do Mundo 27


Desde sempre nos foi posta a grande dúvida : “ Quem nasceu primeiro, o ovo ou a galinha ?”
Parecia um paradoxo, um enigma … afinal foi uma hipótese de investigação !!

E “JÁ SE SABE” : QUEM NASCEU PRIMEIRO FOI A GALINHA.
Não parece uma Boa História?

Aqui vai a explicação que li na “Ciência Hoje” :

Investigadores das Universidades de Sheffield e Warwich, no Reino Unido, concluíram que “ a galinha apareceu antes, na medida em que a formação da casca do ovo depende de uma proteína que só é encontrada nos ovários deste tipo de ave. Assim sendo, o ovo só pôde existir depois de ter surgido a primeira galinha “ …
“A proteína em questão - ovocledidin-17 (OC-17) - actua como um catalisador para acelerar o desenvolvimento e cristalização da casca, cuja estrutura rígida é necessária para abrigar a gema e os seus fluidos de protecção, enquanto o pinto se desenvolve.
Nesta investigação foi utilizado um super computador – HECTOR - para visualizar de forma ampliada a formação de um ovo. Este indicou que a OC-17 é fundamental no inicio da formação da casca, pois transforma o carbonato de cálcio em cristais de calcite, que compõem a casa do ovo”

Como desconfio destes cientistas e da conclusão escolhi uma segunda Boa História : Maria Bethânia cantou em Portugal, no dia 22 em Cascais, ontem no Porto. O espectáculo tem um título : “Amor, Festa, Devoção”.

De Bethânia, escolhi um tema antigo : “ O doce mistério da vida”, precedido por um poema de Fernando Pessoa.
E … “ mistério da Vida” deve continuar a ser esse de quem nasceu primeiro: a galinha ou o ovo !

1 comentário:

ZIA disse...

Eu cá prefiro continuar com o enigma por resolver, tem mais graça mesmo. Quanto à canção e aos versos de Pessoa, sabem sempre tão bem. Pena que a Maria Betânia, desta vez, não tenha dado espectáculo no Coliseu para eu voltar a ouvi-la ao vivoo. Fica para a próxima.
Bjs
ZIA