sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os meus brincos de capim dourado


Foi o meu presente da Feira de Artesanato deste ano. Já o ano passado os tinha visto mas “não me chamaram” …

O capim dourado do Brasil é uma planta que cresce nos estados de Tocantins, Bahia, Goiás, Maranhão e Piauí. O mais conhecido é o da região de Jalapão, no estado do Tocantins. É colhido uma vez por ano, entre Setembro e Novembro, de forma controlada.
Depois de seco é usado para fazer artesanato variado, nomeadamente jóias.
As hastes do capim são “costuradas” com “fios de seda” extraídos do “olho” das folhas jovens, ainda por abrir, do buriti, uma espécie de palmeira conhecida por “árvore da vida” (porque dela se aproveita tudo). A técnica foi aprendida dos índios e dos primeiros negros da região, os escravos que fugiam para os Quilombos.

O artesanato com capim dourado é muito importante para os artesãos das regiões onde cresce e está protegido por leis relacionadas com a colheita e comercialização. O mesmo se passa com as folhas do buriti que, a serem colhidas sem controlo, levaria à extinção da planta.

As bolsas, cintos, pulseiras, bandejas, descansos e chaveiros feitos com a palha ficam com a aparência e o impressionante brilho do ouro. Valorizadas quase como o metal, algumas peças de capim dourado chegam a custar US$ 500,00 no exterior.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Lindos!
E ficam bem com qualquer toilette... :-))

Abraço