quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Aconteceu …

Há mais de 50 anos, quando na “praia dos pescadores” ainda havia barcos puxados por carros de bois, naquela praia onde a Rainha D.Amélia embarcou a 5 de Outubro de 1910, as rampas de acesso cobriam-se de musgo escorregadio e eu cheguei à praia “de escorrega” percorrendo uns bons metros com a rapidez de um corpo pequeno rolando em plano bem inclinado … Não me lembro de ter voltado a descer à praia. Mas vê-la do paredão é visita obrigatória : é a enseada calma, os barcos de pescadores recolhidos em lugar mais distante com rampa própria e fora da praia, as gaivotas que fazem voos rasantes, as colónias de gatos que se avistam na arriba, os viveiros de lagosta que ao longo dos anos foram abandonadas, a construção (eterna!) do pontão que permitirá um verdadeiro “porto de abrigo” …
Hoje, na maré baixa, estive na praia – na zona rochosa formada pela queda das arribas e pela destruição dos viveiros. Foi bom. Não vou deixar passar mais 50 anos para voltar !!


2 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Gosto das fotografias e fico contente com a tua "realização".Pode ser que um dia te acompanhe e me delicie com as pocinhas de água límpida. Mas por agora ainda só posso no Outono recolher ouriços na praia do Matadouro!!!

Rosa dos Ventos disse...

Não deixes uma beleza destas longe de ti!

Abraço