domingo, 8 de agosto de 2010

HISTÓRIAS BOAS DO MUNDO 29

Dezoito museus de Lisboa vão ter as portas abertas entre as 18h e a meia-noite da próxima quinta-feira, 12 de Agosto, assim como sucedeu no passado dia 5. A entrada nos museus e em três outros espaços da cidade vai ser livre, numa iniciativa da 7ª edição do Festival dos Oceanos.
O festival, nesta edição dedicado à comemoração do Centenário da República Portuguesa, é uma organização do Turismo de Lisboa com o apoio do Turismo de Portugal, da Câmara Municipal de Lisboa, da Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, do Casino Lisboa e da Parque Expo – Gestão Urbana do Parque das Nações.

Segundo a organização, alguns dos espaços abrangidos pela iniciativa Museus à Noite organizam actividades culturais para adultos e crianças, como o museu da Marioneta, o museu de S.Roque, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu dos Coches, Museu do Oriente e Museu Colecção Berardo. Na Cordoaria Nacional, está patente a Exposição Viva a República! 1910-2010; no Terreiro do Paço, Torreão Nascente – Exposição Viajar - Viajantes e turistas à descoberta de Portugal no tempo da I República. No Terreiro do Paço, Torreão Poente – Exposição Estado, Medicina e Sociedade no tempo da I República e ainda visitas guiadas, no período compreendido entre as 19h e as 20h e as 22h e 23h, ao Edifício dos Paços do Concelho.
São iniciativas pontuais de todo o interesse mas ficam por repensar os horários dos outros dias do ano. Uma Boa Notícia seria o alargamento aos fins de semana, nas vésperas de feriado e no Verão, para aproveitarmos convenientemente as potencialidades do nosso clima e satisfazer a curiosidade de milhares de turistas que nos visitam todos os anos.

Sem comentários: