sexta-feira, 3 de setembro de 2010

O mundo rural está a arder

A nostalgia de verde que nos ataca, o desejo “de campo”, fica suspenso quando se vêm imagens dos violentos incêndios que, ora aqui, ora ali, deixam vastas zonas cobertas de cinzas, casas salvas rodeadas de cinzento e fumo, população desesperada do medo, das perdas e do futuro. Arderam as hortas, os pomares, os jardins, a floresta, os animais que não conseguiram ser salvos ou fugir. Se é duro pensar nisso, como será vivê-lo !
Saber que a maior parte dos fogos são ateados por loucos, bêbados, vingadores … dá para me sentir racista e com vontade de os amarrar a um pinheiro e deixar arder lentamente. É feio, não se deve desejar isso. Mas se passassem o resto da vida com uma grilheta nos pés, limpando matas, a pão e água? Não … ficam em casa com pulseira electrónica ou são presos por 6 meses até à próxima época de fogos. Não pagam prejuízos porque não têm bens, ficam protegidos e alimentados por todos nós !!

Já não quero viver no campo!

Nota : as imagens são da net

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Se estão referenciados, na sua maioria, deviam ficar na cadeia de Maio a Outubro e a fazer trabalho comunitário - limpeza de matas, ajuda na reconstrução de casas, armazéns, fábricas, palheiros que arderam.
E o resto do tempo vigiados de perto pelas autoridades e população.
Talvez aprendessem a tornar-se úteis à sociedade!

Abraço