domingo, 17 de outubro de 2010

Histórias Boas do Mundo 39

Se nos falarem em actividades de “animação de rua” pensamos em malabaristas, teatro, magia, pintura … mas em MATEMÁTICA?!! …
Pois é, o projecto “Maths Busking” ( matemática como animação de rua) foi implementado nas ruas britânicas e uma das responsáveis é Sara Santos, investigadora portuguesa no Royal Institution of Great Britain, em Londres.
Sara Santos é licenciada pela Universidade do Porto e trabalha no Royal Institution há 9 anos : como “Maths Busket” e como responsável por uma rede de “masterclasses”.

A ideia do Maths Busking é usar novas ferramentas de comunicação – jogos, curiosidades, enigmas, truques numéricos, … – para cativar o interesse e desmistificar a relutância pelo ‘bicho-de-sete-cabeças’ da matemática. A equipa a que Sara pertence cria espectáculos de rua que parecem magia mas “Por vezes, existe alguém que começa a perceber como é que funciona” .
O Maths Busking baseia-se em três princípios fundamentais : primeiro, o ‘busking’ que é uma forma de entretenimento com uma audiência passiva que pode estar de passagem e não ficará o tempo todo; segundo, a matemática é sempre a atracção central e, por fim, toda a gente “leva qualquer coisa para casa” que acrescenta ou confirma o que já sabe. E, quase sempre constatam que “o público sabe mais de matemática do que pensa”.
As próximas “animações” de Maths Busking serão nos próximos dias 23 e 24, em Londres e depois a 30 e 31 deste mês, no Festival de Ciência de Manchester e a 9 de Novembro, em Portsmouth.

Boa notícia é que a ideia está por aí a amadurecer e qualquer dia temos o projecto em Portugal

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

É mesmo uma boa história!

Abraço