sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Missão (im)Possível

Parecia impossível salvar gente presa a 700 metros de profundidade!
Mas uma espantosa conjugação de saberes técnicos de diferentes áreas com o empenho e a convicção de gente de vários países permitiu que se chegasse aos mineiros e que fossem salvos. Ao mesmo tempo o Instinto de Sobrevivência, a força e a solidariedade, a confiança no Saber da equipa de salvamento, a esperança e a Fé, o amor à família , … mantiveram o grupo unido a todos os que à superfície viveram empenhados na missão de os salvar.

Pena que quem se referiu ao êxito da missão tenha dado pouco ou nenhum ênfase aos técnicos chilenos e de vários países que colaboraram em todo o processo. Pena que não se tenha valorizado esta missão como um exemplo do que deve ser a globalização. Se calhar falaram mas não ouvi …
Os mineiros foram uns “heróis” como ouvi dizer. Os que se empenharam com todo o seu Saber, Persistência, Convicção, Sacrifício … esses sim, foram Heróis.

1 comentário:

peonia disse...

Missão que, parecendo impossível, foi uma aposta ganha. Serviu para alimentar a esperança nestes dias depressivos, daí que chegasse quase a sentir-me chilena!
A coesão entre os mineiros, a colaboração técnica internacional e a vontade de um Governo que não olhou a custos são um exemplo para o Mundo. Uma causa pela pátria que, decerto, irá dar àquele Presidente a sua reeleição...