domingo, 21 de novembro de 2010

Boas Notícias de Novo – 4

- Na última quinta-feira foi apresentado pela Mesaboardgames, um novo jogo de tabuleiro para comemorar cem anos da classificação do Castelo de S.Jorge como Monumento Nacional. O “Troféu de São Jorge” envolve 12 personagens de diferentes épocas e 26 locais históricos.
Baseado na História, o jogo começa com uma lenda : em cada mil anos os personagens juntam-se para decidir quem será o novo 'Senhor do Castelo' para os próximos mil anos. Quem ganhar primeiro três troféus, assume esse cargo.
Um dos mentores do projecto , Gil d’Orey, conta que “a ideia do jogo é que as pessoas adquiram um conhecimento e uma perspectiva do castelo totalmente diferente e vejam o castelo como local de passagem de diversas culturas.”
O jogo é bilingue (português e inglês) e existem ainda instruções em francês, espanhol e alemão no site dos criadores do jogo.

Uma ideia que poderá estender-se a outros monumentos, contribuindo para divulgar a História e reunir de novo a família em torno de “jogos de sociedade” menos individualistas do que os jogos electrónicos. Parece estar em estudo um outro sobre o Padrão dos Descobrimentos.

- Até ao dia 5 de Dezembro há uma Festa do Livro no Museu do Oriente.
“ podem ser encontrados vários livros das edições Fundação Oriente, a preços inferiores aos habitualmente praticados, obras dedicadas ao estudo da presença da língua, cultura e história dos portugueses na Ásia, edições críticas de fontes históricas ou traduções para chinês de textos relevantes da literatura e história portuguesa”
- Foi descoberto o primeiro planeta extra-galáctico orbitando uma estrela de uma galáxia anã que foi engolida pela Via Láctea !!
"É uma descoberta fantástica", disse Rainer Klement, do Instituto Max Planck, que teve a ideia de estudar aquela região da Via Láctea. "Pela primeira vez, detectámos um sistema planetário numa corrente estelar de origem extra-galáctica", notou o investigador. "Devido às grandes distâncias envolvidas", explicou ainda, "não há detecções confirmadas de planetas noutras galáxias, mas esta fusão cósmica (a absorção da galáxia anã pela Via Láctea), trouxe um planeta extra-galáctico até ao nosso alcance".

Sem comentários: