segunda-feira, 22 de novembro de 2010

“José e Pilar” – o filme

Domingo às 11.30 é uma hora óptima para ir ao cinema – “ é como ir à missa”, diz uma amiga que “frequenta” esse horário.
Hoje fui ver “José e Pilar”, um filme de Miguel Gonçalves Mendes. A ante-estreia foi no dia em que José Saramago faria 88 anos ( 16 de Novembro). Agora está por aí em 22 salas ( coisa rara, dizem), “ com 16 cópias enviadas para o Brasil ( coisa ainda mais rara), em exibição em 10 cidades brasileiras ( coisa inédita)”.
É um documentário cheio de histórias, com diálogos cheios de ironia, mágoa, riso, amor, … Tem o dia-a-dia de trabalho de quem há 20 anos não tem férias, tem os jornalistas insistentes e repetitivos e os tolos … tem as viagens, as homenagens … tem a doença, o cansaço, a urgência do tempo que falta …
tem o personagem reservado e melancólico que é Saramago e uma Pilar combativa, cheia de opiniões e energia … tem uma ilha árida, ventosa e uma “Casa” acolhedora, com espaços verdes e dois cães.

As filmagens duraram 4 anos e durante esse tempo Saramago escreveu “A Viagem do Elefante” : Salomão, depois de uma longa viagem a pé entre Lisboa e Viena , morre um ano depois e arranjam-lhe novas valências para as patas: cortam-nas para “depósito” de bengalas e sombrinhas … “uma parábola sobre o sentido da vida ou a falta dele” .

Ficam dois pequenos vídeos : o primeiro, o trailler oficial do filme ; o segundo, uma entrevista ao realizador.
Vão ver e atenção à banda sonora.

1 comentário:

ZIA disse...

Também quero ir ver muito em breve. Tenho curiosidade pelo lado mais humano e trivial do grande escritor. Pelas imagens que vi deve estar um trabalho bastante bom! E, depois, há Lanzarote que me encanta com a sua paisagem agreste.
Obrigada por me abrires um pouco o véu!
ZIA