quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Comportamentos das multidões







Sou uma coleccionadora de imagens e quase todos os dias vou arquivando algumas em pastas datadas.
Surpreendi-me há algum tempo atrás com a necessidade de guardar imagens sobre o comportamento humano em situações de festejos ou de guerrilhas urbanas. Sempre que multidões se juntam verificam-se excessos , quer por alegria, por ódio ou raiva.
Ultimamente assistimos a palcos de exibição de tudo o que não gostamos de ver nas atitudes dos seres humanos.
O que está a acontecer? Estaremos de facto a perder o sentido dos valores que respeitámos e dos ideais que mantivemos durante décadas, ou estamos a dar a volta, um giro completo agarrados a novos valores materialistas e agressivos?!
Confrange-me a raiva, a loucura e o desprendimento absoluto de alguns valores.
A destruição de equipamentos urbanos, de bens alheios, a vandalização de espaços comuns, a morte gratuita de tantos… Porquê?
Fim de uma época? Transformação da sociedade?
Dou graças por viver num País onde ainda há alguma contenção nestas atitudes, embora se veja, em manifestações de rivais de clubes de futebol muito de atitude agressiva por ódio e impotência.
Mas o que leva o ser humano a exceder-se?! Prepotência, machismo, falta de sentido ético, sentido desportivo… ou mera expressão de raiva descontrolada?!
Nas festas ,perdeu-se o sentido da diversão saudável: bebe-se muito para alegrar e perder o controle; nas manifestações, faz-se a guerra , queimando, destruindo, brigando com quem se atravessa pelo caminho… Tudo para quê?
Será que estes guerreiros urbanos chegam a casa no fim da luta, felizes ????

1 comentário:

goiaba disse...

É impressionante e a TV procura impressionar... Uma percentagem grande de jovens não estuda nem tem emprego, uma percentagem imensa de gente anda descontente,sente-se injustiçada, ... Nada devia justificar. É a realidade e acho que vai piorar.
Abraço