domingo, 9 de janeiro de 2011

Boas Notícias de Novo – 10

No dia 30 de Dezembro, a revista “Única” ( Expresso) sob o tema “ Dar a volta”, publica um conjunto de apontamentos de vários autores que pretendem documentar “orgulhos nacionais”. Não é costume e deu vontade de cortar e guardar as páginas ( dez ?!!!). Como introdução, esta frase deveras rara : “ Estamos fartos de queixumes e pessimismos, crise e más notícias. À beira do ano novo, temos dezenas de razões para nos orgulharmos. Sorria, vem aí 2011”.

Seguem-se vários pequenos artigos temáticos :
- na Economia citam-se os êxitos da indústria do calçado, várias empresas de sucesso : Efacec que até ilumina grande parte de Las Vegas! ; NDrive que domina o mercado mundial de software de identificação ( cartões) ; a Fepsa , grande exportadora de chapéus ( os que se exibem nas corridas de Ascot, por exemplo) ; a Alert que informatiza muitos serviços em Portugal e no estrangeiro, nomeadamente o Hospital Americano de Paris, outras organizações de saúde na Holanda, Brasil, Reino Unido, Chile e Suiça , …

- na Ciência refere-se o investimento e a política coerente e persistente que coloca Portugal numa posição muito confortável – em 2008 havia mais de 75 mil investigadores, o dobro de 2005, com uma das maiores percentagens de mulheres ( 43%) e um número considerável de estrangeiros ( 4015). Muitos prémios internacionais têm sido ganhos por investigadores que trabalham em Portugal e a Fundação Champalimaud será mais um dado a ter em conta no futuro. …

- nas Energias renováveis estamos no “pelotão da frente” e no topo dos países europeus que menos dependem dos combustíveis fósseis para produzir electricidade. …

- na Educação … há os dados do Pisa … e o prestígio de algumas Universidades como a Faculdade de Economia da Universidade Nova de Lisboa e a Universidade do Porto ( que entrou para o top 100 europeu de produção científica).Mas também a actual cobertura do pré escolar que chega quase aos 90%. …

- e os talentos que exportamos ? Na banca, nas organizações internacionais, no desporto, no mundo artístico,… E na literatura ? E não é Portugal um dos países mais livres do mundo? “ E um dos 30 menos corruptos” ( dizem)? – organizações internacionais colocam o país no 18º lugar numa lista de países mais democráticos e livres do mundo.
E quanto aos 240 milhões que oficialmente falam português? E os vinhos? E a cortiça ? Não é que as rolhas do whisky mais caro do mundo e também do mais antigo são da Corticeira Amorim? E a cortiça no mundo da alta costura ?

E a tradicional Solidariedade Nacional? E a famosa dieta mediterrânica? E o “desenrascanço”, essa tão boa “marca nacional”? ( até se conta que foi o português José Silva o criador da personagem McGyver …)

Pois é … são 10 páginas para sentirmos alguma auto estima … mas o tempo chuvoso deste Inverno e os debates para as presidenciais são tão deprimentes …
É mesmo PRECISO “ DAR A VOLTA” !!

1 comentário:

ZIA disse...

Que bom ter de volta o sorriso que adotamos como símbolo das notícias dos domingos, quando começámos com o nosso Blog. Sem dúvida o otimismo é a melhor arma para enfrentar os tempos que vão correndo. No entanto, não deixo de pensar em muitos que nem com sorriso lá vão, tal é o desânimo e a incerteza que sentem nestes dias!
Melhores tempos virão!!Jinhos
ZIA