quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Esculturas do nosso tempo

Conheça um nome de peso na escultura moderna que continua a dar cartas nessa área.
Antony Gormley trabalha há mais de 25 anos a figura humana em esculturas baseadas em vectores, através de investigação do corpo e da memória. Usa o seu próprio corpo como material, tema e ferramenta, desenvolvendo uma preocupação recorrente com a condição humana.
Entre Março e Agosto de 2010 a cidade de Nova Iorque foi o local escolhido para a implantação de 31 esculturas em tamanho natural de Antony Gormley, realizadas em aço e fibra de vidro. Designação do projecto: “Event Horizon”.
As figuras, concebidas a partir do próprio corpo do artista, foram instaladas nos telhados, passeios e ruas que ladeiam o Madison Square Park. A curiosidade residiu no elevado número de chamadas telefónicas recebidas pela polícia e pelos bombeiros de Nova Iorque, detectando a semelhança com pessoas reais e receando a iminência dos referidos corpos atentarem contra a própria vida, lançando-se do topo dos edifícios.
Antony Gormley, na fase de instalação: "Eu não sei o que vai acontecer, o que vão olhar e sentir, mas eu quero jogar com a cidade e as percepções das pessoas.
Segundo determinação expressa do escultor, quatro peças terão sido colocadas no solo (o epicentro da instalação), de forma a interferir no quotidiano das pessoas, e as restantes 27 foram distribuídas pelos parapeitos e telhados dos edifícios circundantes.
Em colaboração com o Kunsthaus Bregenz, instalou 100 esculturas em ferro nos Alpes austríacos de Vorarlberg. As peças, em tamanho real, encontram-se dispersas numa área de 150 quilómetros quadrados, formando uma linha horizontal de 2039 metros acima do nível do mar.

1 comentário:

goiaba disse...

Serão os "moais" da actualidade?Virá alguém um dia tentar explicar esta forma de arte como se tenta fazê-lo na ilha de Páscoa?
Ideias avançadas de intervenção a que nos temos de habituar - se calhar, um dia destes até gosto.
Obrigada por divulgares.