sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Festa das Fogaceiras em Santa Maria da Feira


Foi ontem dia 20 de Janeiro, feriado municipal em Santa Maria da Feira.
Diz-se que teve origem num voto feito ao mártir S.Sebastião, no séc. XVI, quando se deu um surto de peste que dizimou parte da população. Em troca da protecção do Santo, o povo prometeu a oferta de um pão doce de trigo a que se chamou “fogaça”. A festividade foi suspensa entre 1749 e 1753, até que apareceu um novo surto de peste e o infante D.Pedro determinou que a Câmara Municipal assumisse a realização da Festa das Fogaceiras. As “fogaças de voto” foram inicialmente distribuídas a toda a população, depois apenas aos pobres e mais tarde também pelos presos.

Há cortejo desde os Paços do Concelho até à Igreja Matriz, missa solene onde são abençoadas as fogaças, procissão e … uma grande feira de produtores de fogaça – hoje uma marca certificada!

Há fogaças em outras zonas do país e encontrei várias receitas. Comecei por procurar para a Bimby … como não encontrei, adaptei uma que encontrei para máquina de pão . Depois encontrei outras de “verdadeiras fogaças da Feira” – fica para uma próxima experiência.

Aí vai a receita que fiz:

Ingredientes : 200ml de leite morno, 2 ovos, 1 colher de sopa de Vinho do Porto, raspa de 1 limão, 80g de açúcar, 1 colher chá de sal, 50g de margarina, 500g de farinha ( usei 55 mas foi preciso acrescentar mais um pouco no fim), 1 saqueta de fermipan, 1 colher chá canela.

No copo :
1º - triturar as cascas de limão;
2º - juntar o leite, açúcar, manteiga e ovos - 2m , T 37º, V1 ;
3º - juntar o vinho, sal, canela, fermento – 15 s , V6
4º- juntar a farinha – 15s , V6 seguido de 3 m Vespiga
( a adaptação foi feita por analogia com a receita de “pão de deus” )

A massa devia ter ficado mais dura ( falta de farinha) e o jeitinho para enrolar e fazer o “castelo” só numa nova experiência … - fiz a massa em rolinho e dei forma de “caracol” mas … desmaiou. E as “ameias” do castelo? Imagina-se!

Aí vai a foto do que saiu do forno.

2 comentários:

Mar Lis Goiaba disse...

Tive o previlégio de ser a primeira a provar (ainda estava morno)!
Gostei muito, mas punha um pouco mais de açucar.O cheirinho é optimo assim como o aspecto.
Estás o máximo!!!

ZIA disse...

Eu também ja provei e estou de acordo com a vizinha do 5º, estás o máximo... aparece uma coisa nova, uma notícia e ela realiza logo!! Estava muito boa. Com mais açúcar podia ser melhor mas menos saudável eheheheh!!
Bigaaaaada!
ZIA