quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Morreu Malangatana Valente


Malangatana Valente Ngwenya morreu hoje, em Matosinhos, com 74 anos – estava há tempo hospitalizado no Hospital Pedro Hispano.
Foi nomeado pela UNESCO em 1997 “Artista pela Paz” e foi condecorado pela República Portuguesa com a Ordem do Infante D.Henrique.

Nasceu numa pequena povoação perto de Lourenço Marques ( Matalana).Foi pastor, aprendiz de curandeiro ( de uma tia), apanhador de bolas num clube de ténis , mainato ( empregado doméstico) e … convicto defensor da independência de Moçambique – a Pide acusou-o e esteve preso durante 18 meses.
Há 50 anos atrás passou a dedicar-se à pintura mas também fez cerâmica, tapeçaria, gravura e escultura. E foi muito mais : poeta, actor, dançarino, músico, dinamizador cultural, organizador de festivais e deputado da Frelimo.
Foi um dos criadores do Museu Nacional de Arte de Moçambique e criou um Centro Cultural na sua terra natal.
Ao longo da sua vida de artista fez exposições em Moçambique e Portugal mas também mundo fora, na Alemanha, Áustria , Bulgária, Chile, Brasil, Angola , Cuba, Estados Unidos, Índia... Tem murais em Maputo e na Beira, na África do Sul e na Suazilândia, mas também em países como a Suécia ou a Colômbia.

Morreu, mas a sua obra vai continuar presente e o seu exemplo também. Morreu cedo mas viveu muito e bem.

Os dois vídeos deixam um apontamento dos seus desenhos a tinta da china e de parte da sua pintura.

1 comentário:

ZIA disse...

Merecida homenagem ao homem, ao pintor e poeta Malangatana.
Gostei de ver os videos e rever algumas das suas obras de tons quentes, bem africanas. Mais uma perda importante no mundo da cultura!
Abraço
ZIA