terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Reciclagem de rolhas de cortiça

Portugal é o principal exportador mundial de cortiça. Associar cortiça à produção de rolhas é imediato e sabe-se como são exigidas rolhas portuguesas no engarrafamento de vinhos em todo o mundo.
Mas hoje, a cortiça é também usada na indústria do calçado, em materiais de construção e isolamento, na indústria automóvel, em peças de design e de mobiliário, no vestuário e adereços, no artesanato popular, …

Há portugueses ganhando prémios por aí … David Mares ganhou um prémio internacional de design promovido pelo Museu Guggenheim de Nova Iorque com um abrigo revestido a cortiça. No Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (Moma) estão em exposição e à venda produtos de cortiça : chapéus de chuva, bolsas de cosmética, relógios de pulso, aventais, malas , sacos de compras, bolsas para moedas, carteiras, …

Muito mais se poderia escrever mas foi só para lembrar que a maior parte desta utilização da cortiça pode acontecer a partir da reciclagem das rolhas.
Vejam :

1 comentário:

ZIA disse...

Muito interessante, bem feito e fazes bem em o divulgar. Ainda damos pouco valor a objecto e utensílios em cortiça mas eu gosto muito, acho-os bem agradáveis ao toque e são muito duráveis. Neste momento escrevo com uma lapiseira e uma caneta revestidas a cortiça e.... faz a diferença!
Jinhos
ZIA