domingo, 27 de fevereiro de 2011

Boas Notícias de Novo 17

No próximo dia 28 de Fevereiro é inaugurado, no Campus da Caparica da faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, o primeiro Laboratório de Nanofabricação, em Portugal. É o resultado da bolsa de investigação ( 2,25 milhões de euros) concedida pelo Conselho Europeu de Investigação à investigadora Elvira Fortunato e possui um microscópio electrónico único no mundo que permite fabricar materiais à escala atómica.
“A equipa de investigação responsável, liderada por Rodrigo Martins, tem apostado fortemente, nos últimos anos, na área da electrónica transparente e electrónica de papel “.

Também a EDP inaugura o Fablab - o primeiro “Fabrication Laboratory português . A funcionar em Sacavém, foi inaugurado no dia 24.
“Um Fablab – conceito nascido no MIT- é um laboratório digital com máquinas de prototipagem rápida, ou seja, que permitem concretizar uma ideia, construindo um objecto ou inventando um novo conceito. Ali, os projectos são concebidos no computador, em 2D, e materializados em máquinas ( em 3D) como fresadoras, equipamento de corte a laser ou de vinil, etc.”
Em certos dias o Fablab tem acesso gratuito.

E sabem que o Centro Champalimaud se prepara para receber os primeiros doentes de cancro? E que o “passeio marítimo” junto ao Tejo, o auditório ao ar livre e o restaurante também já estão prontos?

É também motivo de orgulho saber que :

-Um grupo de portugueses está na origem de uma exposição sobre os 50 anos da agência espacial norte-americana (NASA) , inaugurada em Janeiro e patente até Novembro na Suécia . Nos próximos 6 anos irá percorrer vários países europeus ( mas não Portugal …).
“Abrange toda a história da NASA”, referiu José Poeiras, produtor da exposição organizada pela empresa holandesa John Nurminem Events, acrescentando que os visitantes entram na exposição como se estivessem a entrar num foguetão.
“NASA, a human adventure” foi concebida por José Poeiras e por José Araújo em conjunto com um americano que trabalhou nos cenários dos filmes da saga Star Wars e com o cenógrafo Éric da Costa, que também é português. Os painéis da exposição são suportados por estruturas em madeira e fibra de vidro concebidas pelas empresas nacionais Leonel Bicho e Guliver e a montagem foi feita por uma equipa de portugueses

- Um grupo de jovens da Escola Secundária de Alvide (Cascais) acaba de descobrir um asteróide ; designado por “2011 BG16”, terá mais tarde um nome português ! Esta Escola faz parte de um grupo de 20 que participaram nas últimas campanhas da “Colaboração Internacional para a Procura de Asteróides”

E sabem que esta semana encontrei muito mais Boas Notícias? Disfarçadas, escondidas, não badaladas porque convém que não ocupem o espaço e o tempo necessários às más notícias – quantas páginas e tempo de antena para os “Deolinda”? E para o endividamento? E para …

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Realmente, tanta coisa boa e o que vem sempre na 1ª página dos jornais só dá para deprimir! :-((