segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Mundinho pervertido!


É consensual o respeito que temos pelo economista Muhammad Yunus que inventou o microcrédito e ganhou, em 2006, o Prémio Nobel da Paz.

Agora é noticiado que, na Índia, muitos dos que recorrem ao microcrédito, se têm suicidado por não poderem pagar a dívida contraída – dívidas que deviam ser pequenas uma vez que os empréstimos deveriam estar entre os 7 e os 110 euros e os juros não deviam ultrapassar 10%.
Yunus diz que “ os objectivos do microdrédito foram distorcidos” porque as financiadoras pedem dinheiro aos bancos a 13% e cobram depois juros de 36% ! E a notícia continua : “ Além disso, os cobradores estão cada vez mais agressivos. Como as famílias não podem pagar, pressionam as pessoas a suicidarem-se para receberem o dinheiro através das seguradoras”. !! …

E aí está mais uma vez como, uma iniciativa positiva e que ajudou tanta gente, foi desvirtuada palas mentes corruptas de uma boa parte da Humanidade.
Resta termos Esperança na parte sobrante!

Nota: “na Índia, 30 milhões de pessoas dependem do microcrédito; em Portugal foram concedidos para já, 1433 microempréstimos” – revista Sábado de17/2

1 comentário:

Mar Lis Goiaba disse...

São estas noticias que nos deixam pouco confiantes nos humanos.Tantas iniciativas bem intencionadas de ajuda à melhoria de vida e ...como o ser humano não sabe valorizar e respeitar. Vamos perdendo a confiança e lamento muito...