domingo, 13 de março de 2011

Boas Notícias de Novo – 19

É uma tradição de domingo que não vamos quebrar pese embora as muito más notícias recentes como o sismo violento no Japão com todas as suas consequências e o anúncio de novas medidas que agravam o nosso nível de vida.

Deixamos uma “boa notícia” que pode conter um sinal de Esperança :

No British Museum em Londres foi inaugurada uma mostra chamada “Afghanistan : Crossroads of the Ancient World” que tem como objectivo “mostrar a riqueza de um país que aos olhos dos outros não passa de um campo de batalha”. Mas o mais interessante é a origem das peças apresentadas: são sobretudo a recuperação, conseguida por uma equipa de especialistas afegãos em arte religiosa da antiguidade, de esculturas e várias peças que foram feitas em pedaços pelos talibãs durante a fúria “purificadora” que também destruiu os famosos budas de Bamiyan . E são também algumas peças escondidas por quem as conseguiu salvar.

Sobre os budas de Baniyan, reuniões de especialistas de vários países que trabalham na sua recuperação, reuniram em Paris no início deste mês com dirigentes afegãos e decidiram que a recuperação será parcial defendendo que “ a ala ocidental deve ser deixada como está para testemunhar a violência sofrida” mas que devem continuar os trabalhos “ para salvaguardar o conjunto da paisagem cultural do vale”.




1 comentário:

peonia disse...

Obrigada por esta exposição que apetecia muito visitar.
Vi duas vezes o vídeo com peças de grande beleza que revelam a interpenetração entre diferentes civilizações da Antiguidade.