terça-feira, 1 de março de 2011

A Ciência e o Islão


É o tema de um artigo publicado na “Super Interessante” de Março da responsabilidade do físico árabe Jim Al-Khalili , professor na Universidade inglesa de Surrey. Al-Khalili está empenhado em divulgar a memória da “idade de ouro” do Conhecimento árabe, entre os séculos VIII e XV - tempo de Idade Média no Ocidente.
Os estudiosos árabes do séc.VIII começaram por traduzir os textos gregos, hindus e persas dos quais partiram para estudos avançados no campo da astronomia, da matemática ou da medicina. A primeira “Casa do Saber” nasceu então em Bagdad ( capital do império abássida) e atraiu tradutores e eruditos de outros países, fossem ou não muçulmanos.
A tarefa foi facilitada pela “tecnologia” : em Bagdad surgiu por essa altura a primeira fábrica de papel, técnica que aprenderam com prisioneiros chineses.
Mais tarde, outros Centros de Conhecimento foram aparecendo : no Cairo, em Samarcanda, em Córdova ( séc.X).
Al-Khalili defende que o método científico nasceu no Médio Oriente e explica:
“ Diz-se que foi obra de Bacon, Descartes e Galileu, mas não é verdade. Antes deles, os persas Alhazen ( pai da óptica), al-Biruni ( geógrafo, antropólogo e médico) e al-Razi ( um génio da medicina, física e química), fizeram ciência como hoje a entendemos: concebiam experiências, comparavam os resultados com as suas hipóteses e, quando não correspondiam, eliminavam-nas”.

O declínio foi consequência das sucessivas invasões, da queda do al-Andalus e por fim da “islamização” da vida quotidiana e da Ciência - “ o islamismo dos nossos dias é bastante anticientífico” … Entretanto, ingleses e franceses fizeram o resto, desvalorizando o conhecimento acumulado pelos povos do Médio Oriente que dominaram e repartiram!

Vem esta nota a propósito da agitação que hoje se vive em muitos países islâmicos e na possibilidade de se estarem a abrir “janelas” de liberdade que permitam novas “Casas do Saber” – suficientes para eliminar o fanatismo e a intolerância, lá e cá. SERÁ?

Nota : a fotografia de Al-Khalili foi tirada junto a um astrolábio árabe, em Tunes

1 comentário:

peonia disse...

É bom lembrar a importância da cultura islâmica na Idade Média. Árabes ou "islamizados" que não só transmitiram as obras da Antiguidade, mas também cultivaram a ciência e a técnica. Sem esquecer o acervo literário e artístico.
Por isso, faz pena este mundo em guerra...