segunda-feira, 18 de abril de 2011

Um filme a não perder


Já estreou há muito tempo, já tínhamos tido recomendações para não o perder mas só ontem o vimos.

Pouca gente na sala, um grande silêncio sem pipocas ( no King não se vendem…), dois espectadores a sair a meio …

“Mel é um filme do realizador turco Semih Klapanoglu que já ganhou vários prémios nos maiores festivais de cinema do mundo. Com interpretações de Bora Altas, Erdal Besikçioglu, Tülin Özen, o filme Mel (Bal em turco) ganhou o Urso de Ouro (Melhor Filme) Festival de Berlim 2010. Para os críticos do jornal Le Monde: «O cinema de Semih Klapanoglu apazigua, fascina, cresce.»

O filme relata a história de Yusuf que tem 6 anos e gagueja quando tem de ler em voz alta nas aulas , mas fala fluente quando sussurra nas conversas com o pai. O pai é um apicultor que tem de subir às árvores da floresta para aceder às colmeias e recolher o mel. O lugar é um “sítio” perto de uma aldeia.

“A floresta apresenta-se para a criança como um lugar de perigo mas ao mesmo tempo como um lugar fascinante e misterioso que o faz sonhar. Com o pai aprende a ler a natureza: os nomes dos pássaros, o cheiro e o sabor das flores, o espaço, o tempo… É um conhecimento diferente do recebido na escola onde as aprendizagens são outras e adquiridas de outro modo “

Para além da beleza das imagens, da forma espantosa com se gerem grandes pausas “cheias de poesia dentro”, da interpretação com poucas palavras dos personagens, valem os sentimentos, as emoções de uma criança que aprende o mundo dos adultos e para quem o pai “é único”.

GOSTÁMOS MUITO! Vão ver .

Sem comentários: