quarta-feira, 6 de abril de 2011

Uma péssima notícia …

Há tempo recebi um mail com informação sobre a Guiné Equatorial e o seu líder : Teodoro Obiang Nguema. Presidente corrupto desde 1979 depois de um golpe de Estado contra o seu tio, igualmente corrupto, tem mantido o povo na miséria e enriquecido a família e os amigos com as riquezas do país – a Guiné Equatorial é o terceiro produtor de petróleo da África subsariana e Obiang foi eleito pela revista Forbes o oitavo governante mais rico do mundo.

A Guiné Equatorial é uma antiga possessão espanhola, por isso a língua oficial é o castelhano. Mas … tem uma segunda língua oficial : o português ( a ilha de Fernando Pó faz parte do país e a zona esteve sob influência portuguesa até 1778) ). A razão principal é o desejo de vir a integrar como membro permanente a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) de que é, desde há tempo, membro “observador” ( como o Senegal e a República de Maurícia). Esteve quase a consegui-lo mas o projecto foi adiado.

Para além da situação miserável dos habitantes deste país já ser uma má notícia, li agora que, a 30 de Janeiro último, na cimeira da União Africana, Teodoro Obiang Nguema FOI ELEITO PRESIDENTE dessa união de Estados africanos !! O mesmo que rouba o país e massacra o seu povo, o mesmo que defende no poder do Zimbabwé Robert Mugabe … O mesmo que, na tomada de posse diz que “ o seu mandato será consagrado ao desenvolvimento económico, à unidade e à paz” e que “ os conceitos de democracia, dos direitos humanos e da boa governação não são temas novos para África mas têm de ser adaptados à cultura africana” … O contrário do que pratica!!

Veja-se o vídeo que, no Youtube, só encontrei em espanhol.

Sem comentários: