sexta-feira, 29 de abril de 2011

Uma receita de peixe …


É mesmo uma receita de peixe, encontrada em “Notas Contemporâneas” ( 1909, póstumo) e publicadas no Almanaque Bertrand de 2011-2012.

Aí vai :

“ Peixe Recheado por Eça de Queirós
Marcial ou Aulo Gélio, não recordo qual, assegura que um bom jantar pode constar dum peixe, um bolo, um pudim e uma garrafa de vinho. Era este um jantar muito usual na Grécia e depois em Roma, para gente azafamada ou sóbria, que queria comer rapidamente, sem despesa e sem pesadume. Equivale ao jantar moderno, em Paris ou Londres, engolido à pressa antes do teatro, mesmo no mundo do luxo, e que se compõe de uma sopa, duma costeleta, duma fruta e de meia garrafa de Bordéus. Pois eu sei como cozinhar este jantar em Atenas ou Roma, aí pelos tempos de Augusto e ainda mesmo sob os Antoninos. O peixe, por exemplo, pode ser uma tainha. E aqui está como ela se prepara, ó estudiosos!

Tomai essa tainha. Escamai e esvaziai. Preparai uma massa bem batida, com queijo ( que hoje pode ser parmesão), azeite, gema de ovo, salsa e ervas fragrantes, e recheai com ela a vossa tainha. Untai-a então de azeite e salpicaia-a de sal. Em seguida assai-a num lume forte. Logo depois de bem assada e alourada, humedeceia com vinagre superfino. Servi e louvai Neptuno, deus dos peixes.

Ingredientes ( 2 pessoas)

. 1 tainha ou robalo com 1kg

. 50g de queijo parmesão ralado

. 1 gema de ovo

. 4 dentes de alho

. 2 colheres de sopa de azeite

. salsa, coentros, louro e sal, q.b. “

Sabem que vou experimentar? Mas sem o pudim e o bolo porque tenho de me ficar pelas 1200 calorias …

Nota : e não resisto a transcrever um dito de Woody Allen, referido no Almanaque : “ A realidade é chata, mas ainda é o único lugar onde se pode comer um bom bife” !! ( e é aproveitar enquanto não cortam nas reformas e não sobem o IVA)

1 comentário:

peonia disse...

Uma receita bem ao gosto dos povos do Mediterrâneo: rica e saudável...para saborear antes e depois das restrições!!
Abraço