domingo, 15 de maio de 2011

Boas Notícias de Novo 27


Não temos dúvidas que a Arte exerce sobre nós uma influência apaziguadora e estimulante. Mas quando se encontra um estudo que conclui “ Arte e paixão despertam as mesmas áreas cerebrais”, é uma Boa Notícia.

O estudo foi realizado na University College de Londres, orientado pelo neurobiólogo Semir Zeki e envolveu um número considerado razoável de voluntários que observaram 28 quadros de autores de referência, enquanto era feito um scanner cerebral . Constatou-se que, durante a observação das obras se registava um aumento de sangue nas áreas de produção da dopamina ( neurotransmissor) e na região do córtex orbitofrontal, áreas associadas à sensação de prazer e de afecto. Exactamente o que se passa quando se está apaixonado …

Outros estudos nesta área já tinham demonstrado que as obras de arte podem reduzir o sofrimento de doentes internados e ajudar na recuperação de algumas doenças.

Não me parece nada do outro mundo … mas sempre é bom que os cientistas comprovem aquilo que a intuição recomenda!


Esta semana escolhemos uma outra notícia Boa : O Observatório Astronómico de Santana, na ilha de São Miguel vai ter um equipamento mais moderno de que faz parte um telescópio “de vanguarda”. Santana é um observatório importante tendo sido aí que astrónomos portugueses descobriram, em 1999, uma supernova ( corpo celeste que resulta da explosão de uma estrela).

Com os novos equipamentos vai ser possível um “aluguer de horas” a astrónomos portugueses e estrangeiros de outros Observatórios – importante dada a localização de Santana no centro do Atlântico.



E por fim uma grande Boa Notícia : o escritor português Manuel António Pina ganhou o Prémio Camões, o maior prémio literário de língua portuguesa.

“Todos os jurados levavam nas suas listas o nome de Manuel António Pina e não precisaram sequer de meia hora para chegar a uma decisão unânime na reunião que mantiveram na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Pina torna-se assim o 23º Prémio Camões e o décimo português a receber esta consagração, se excluirmos o autor angolano nascido em Portugal, Luandino Vieira, que recusou o prémio em 2006”

Manuel António Pina foi jornalista durante vários anos e faz ainda uma crónica diária no “Jornal de Notícias” e outra semanal na “Notícias Magazine”. Publicou vários livros de poesia e literatura para crianças e, em 2003, escreveu “Os papéis de K.” ( ficção para adultos). O mais recente livro de poesia ,“Os Livros”, venceu o prémio de poesia da Associação Portuguesa de Escritores.



1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Gosto das tuas boas notícias! :-))

Abraço