domingo, 12 de junho de 2011

Boas Notícias de Novo 31

-As primeiras imagens captadas pelo telescópio instalado no Observatório do Paranal, Chile, do ESO (Observatório Europeu do Sul, organização da qual Portugal faz parte) foram hoje divulgadas.

A primeira imagem é da Nebulosa do Cisne “como nunca foi vista” … é o Universo que se vai dando a conhecer!


-A primeira enciclopédia científica online em língua portuguesa dirigida a professores e alunos dos ensinos básico e secundário já pode ser consultada e até ao final do ano reunirá já um milhar de entradas – é a WikiCiências. O seu editor –chefe é professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, José Ferreira Gomes. Nas suas páginas pode encontrar-se o “léxico básico das disciplinas científicas do ensino básico e secundário, como a Matemática, a Biologia ou a Física”


- Há tempo que se anunciava a descoberta de novas fontes de energia a partir de elementos até aqui pouco prováveis … E aí está : “ a ciência está mais próxima de conseguir criar geradores de energia eléctrica a partir de bactérias, pois, pela primeira vez, foi demonstrado como os micróbios conseguem descarregar pequenas correntes eléctricas através das suas estruturas.”

“Esta descoberta, de acordo com um estudo publicado no “Proceedings of the National Academy of Science”, abre portas para aparelhos bioeléctricos, em que biliões de bactérias são ligadas a eléctrodos que recolhem a sua energia. Como alguns organismos se alimentam de poluentes, também há a possibilidade de as bactérias serem usadas para converter lixo industrial, radioactivo e esgotos em electricidade.”

“Neste estudo, foi mostrada, pela primeira vez, a estrutura molecular dos “fios” que as bactérias usam para descarregar electricidade.”

Actualmente, a quantidade de energia gerada por estes organismos é ainda muito baixa. Contudo, se esta técnica for aproveitada, será “possível usá-la em rios para gerar electricidade. Em grandes centros urbanos, a maioria dos rios tem poluição e ‘comida’ suficientes para as bactérias”


ADMIRÁVEL MUNDO NOVO!!

Sem comentários: