quinta-feira, 16 de junho de 2011

Eclipse total da Lua


Foi ontem o primeiro e único eclipse total da Lua visto em Portugal este ano … prevê-se o próximo a 28 de Setembro de 2015!

Não deu para ver a Lua “mergulhar” no cone de sombra da Terra porque só apareceu acima do horizonte e visível ( o céu estava muito claro ainda) por volta das 21h e nós só a vimos acima dos prédios um pouco depois – bem ali, à frente da nossa janela, já com um minúsculo crescente de luz. Mas deu para a ver “sair” – lentamente, até depois das 23h. As nuvens estavam de feição, uma aqui, outra ali, o céu sem neblina.

Temos um pequeno vídeo caseiro mas sem possibilidade técnica de o divulgar … no youtube há muitos feitos no Brasil e já divulgados – portugueses, nenhum! Fica uma foto … nem mesmo fotos do “nosso” eclipse estão publicadas – escolhemos as que mais se aproximam do que vimos. ( com as nossas máquinas também não dá para ver!)


2 comentários:

ZIA disse...

Também gostei muito de ver, andava perdida sem encontrar a desejada Lua mas, finalmente, lá consegui ver bem! Pena não dispormos de equipamento à altura do acontecimento!
Bjs
ZIA

Rosa dos Ventos disse...

Afinal o meu parceiro tinha razão quando me chamou à varanda do apartotel onde estávamos no sul de Espanha para me mostrar um eclipse da Lua!
Eu realmente vi a Lua com um belo pedaço a menos mas disse-lhe que devia ser quarto crescente ou minguante um pouco esquisitos... :-))
Mas ele continuou a teimar que era um eclipse!