terça-feira, 12 de julho de 2011

Nasceu um novo país independente : o Sudão do Sul

No dia 9 de Julho nasceu o país nº 193, Sudão do Sul ,depois de um referendo realizado em Janeiro em que 98.83% da população exprimiu o seu desejo de separação do Norte. Assim se dividiu o Sudão, o maior país africano, 3º produtor de petróleo de África ( depois de Angola e Nigéria), detentor de níveis de pobreza e analfabetismo enormes …
O Sudão do Sul, cuja capital é Juba, é cerca de 7 vezes maior que Portugal , tem aproximadamente 10 milhões de habitantes, 24 grupos étnicos e… petróleo – 80% da produção de petróleo do Sudão concentra-se no sul! Admire-se que o subsolo possa esconder outras matérias primas apetecíveis, as florestas de teca na parte ocidental são cobiçadas , as terras aráveis e a água abundante aguardam exploração e potenciam riqueza agrícola. Claro que parte destas terras e direitos de exploração já estão a ser concessionados a empresas estrangeiras … parece natural para quem anda pelo mundo em busca dos melhores recursos!
A taxa de analfabetismo dos sudaneses estima-se em 85%, mais de metade da população não tem acesso a água potável nem electricidade, não há estradas pavimentadas e a população depende para sobreviver da ajuda internacional – um “pobre” território!!

Nesta independência jogou-se sobretudo a rivalidade entre árabes e negros uma vez que esta é a zona fronteira entre a Arábia e a África negra. A escravatura a que os negros foram sujeitos, as más práticas do colonialismo britânico e turco-egípcio, a governação de Cartum depois da independência (1956) nada atenta ao desenvolvimento do sul e fomentando a guerrilha, alimentaram duas longas guerras ( 1956-1972 e 1983-2005) e estimularam a separação.

A Paz e o direito a vida digna dos habitantes do sul ainda está longe sobretudo porque continuam por resolver algumas questões que constam do acordo de paz de 2005 : a disputa pela região de Abyei e os mecanismos para compartilhar os rendimentos do petróleo entre os governos do Norte e do Sul . Se é verdade que as maiores reservas de petróleo estão em Abyei é no Norte que se encontram os oleodutos e os portos … Muitos espinhos para uma pálida rosa!

Mas nasceu um País – bem vindo a este Mundo globalizado cheio de “aves de rapina” …



Nota : imagens de Juba, a capital e única cidade do país.

Sem comentários: