quinta-feira, 11 de agosto de 2011

As suricatas do zoo

São lindas, espertas, sociáveis, solidárias … VEJAM :






Se pudessem corriam pelas estepes semiáridas do sul de África logo que nasce o sol e o dia aquece, procurando comida umas, ficando de sentinela outras, descansando ao sol e junto às tocas sempre que podem. Vivem em pequenas colónias com duas ou três unidades familiares, cada uma com um casal de adultos e sua descendência . Em cativeiro é mais comum apenas um casal e os seus filhotes. Em cada grupo são amistosas, “abraçam-se”, cuidam da pelagem umas das outras, colaboram e por vezes “especializam-se” na segurança, defesa, marcação do território, apoio aos “bebés”, alimentação das crias, liderança . Comunicam entre si com vocalizações específicas…

Comem insectos e sobretudo larvas mas também aranhas e pequenos vertebrados, ovos e matéria vegetal e adoram escorpiões …

Livres ou em cativeiro, abrigam-se num complexo sistema de túneis que escavam e para isso têm boas garras nas patas da frente. No seu ambiente natural “os abrigos subterrâneos medem, normalmente, cinco metros de diâmetro, possuem 15 orifícios de entrada e consistem em dois ou três níveis de túneis, que descem até cerca de 1,5 metros de profundidade e se interligam por câmaras com perto de 30 cm de diâmetro; em zonas rochosas, os animais aproveitam os orifícios naturais. Cada colónia pode possuir cinco abrigos subterrâneos e mais de uma centena de pequenos refúgios, distribuídos por uma área de 15 km2. Os grupos podem deslocar-se 6 km por dia, usando diferentes abrigos subterrâneos para dormir.”

Defecam em latrinas comunitárias e são por vezes mantidas em quintas para dar caça a roedores – e será por isso que se chamam também “gatos das rochas” ?

( e sendo assim o Amon não se importa que eu goste tanto de suricatas e até as emita sentando-se nas patas traseiras …)

1 comentário:

ZIA disse...

Tens razão, são uma das mais curiosas espécies e que cativam, todos os dias centenas e centenas de visitantes do ZOO. Têm uma forma de vida muito bem organizada e são muito espertas, tanbémn gosto imenso de as observar.
Temos mesmo de levar a vizinha do
5º andar até lá, mas sem pressas e dispondo de um dia inteiro, só assim se consegue ver e apreciar tudo o que o jardim nos oferece.
Jinhos
ZIA