domingo, 14 de agosto de 2011

Boas Notícias de Novo 40

Uma corrida ao ouro em Portugal e no séc.XXI ? Seria interessante …

A verdade é que uma empresa canadiana acaba de anunciar que descobriu ouro nas antigas minas da freguesia de Covas, Vila Nova de Cerveira (distrito de Viana do Castelo), e garante que o metal está presente em quantidade "significativa".

Segundo o site oficial da Avrupa Minerals, as prospecções decorrem numa área com cerca de 900 metros de comprimento por 100 metros de largura, na antiga mina de volfrâmio de Covas, entretanto desactivada.

Das 44 amostras recolhidas no terreno, todas, excepto uma, tinham vestígios de ouro. No topo dos valores estavam oito amostras (18%) com registos de ouro considerados acima da média. Também se confirma a existência de prata e tungsténio.



E encontrámos boas notícias sobre outra matéria prima :

As microalgas ou fitoplâncton parecem ser um negócio em expansão em Portugal, com múltiplas aplicações, entre elas a produção de biocombustível , a aquacultura , a cosmética e a sequestração de carbono.

Uma empresa de Olhão ( Necton) foi pioneira na Europa na produção destes organismos e exporta cerca de uma tonelada por ano sobretudo para aquacultura (95% da sua produção), a maior parte para países da Europa mas também para os Estados-Unidos e Ásia.

Uma outra empresa ( ligada à Necton), a Algafuel, tem um funcionamento inovador e ecológico já que aproveita as emissões poluentes de CO2 de uma fábrica para alimentar as suas microalgas, tornando o negócio rentável e sustentável.

Matéria prima é também a nossa gente:

No passado dia 3 de Agosto foi atribuído o prémio anual do Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE), a título de prémio de carreira, a um professor e investigador português, pioneiro em neuroengenharia computacional ( o primeiro português a conquistar esse prémio).

O “IEEE Neural Network Pioneer Award”, um prémio atribuído anualmente a investigadores com contribuições científicas sustentadas durante um período mínimo de 15 anos será entregue pela IEEE - a maior associação técnica do mundo – a José Carlos Príncipe.

“As investigações deste cientista abriram caminho para o prognóstico de doenças, a prevenção de crises epiléticas ou para permitir que tetraplégicos sejam capazes de interagir com o mundo exterior através de robôs.”

1 comentário:

Mar Lis Goiaba disse...

Há muito tempo,na época em que já se previa a "crise" tive um sonho interessante.Sonhei que se tinha descoberto uma mina enorme em Portugal e vi, no sonho , paredes de uma gruta que brilhavam, cheias de pepitas de ouro.Quando acordei, sorri e pensei: que bom, já não teremos crise.
Parece que estou a brincar, mas foi mesmo verdade!