sexta-feira, 5 de agosto de 2011

“Matemática e Arte”



Com um ministro da educação ex-presidente da Sociedade Portuguesa de Matemática,
com um jovem português a ganhar uma medalha de ouro numas Olimpíadas Internacionais de Matemática, com o reforço curricular que se anuncia para a disciplina … vamos aproveitar a onda!

Entre 27 e 31 de Julho realizou-se em Coimbra, a XIV conferência científica internacional BRIDGES sobre “ Matemática e Arte”. Segundo um dos organizadores trata-se de “um cruzamento perfeitamente natural “ não sendo “necessário um esforço adicional para se entender esta ligação que não tem sido valorizada”. Lembrou “o carácter estrutural e integrador” da Matemática e da Música, a calçada portuguesa e os azulejos tradicionais “ cuja simetria e repetição podem ter também uma visão matemática”.




Para além das conferências foram importantes as actividades abertas e “pensadas para o público em geral” : uma “Exposição de Arte Matemática” com 170 trabalhos, actividades para crianças e adultos, workshops com o objectivo de “aprender novos métodos que provoquem o fascínio e o espanto pela matemática dentro da sala de aula”. E também se realizou um concerto com obras musicais “ de inspiração matemática” !!

Os organizadores destacaram a importância desta iniciática que já tem 14 anos e asseguram que estas conferências têm mostrado a matemática de forma diferente : “ as pessoas ficam a perceber que esta ciência não é chata, aborrecida ou abstracta, mas que tem aplicação no dia-a-dia e na arte”.

Parabéns aos núcleos de Coimbra que tão empenhados são na organização destas iniciativas e no acompanhamento e estímulo dos alunos que se interessam pela Matemática e concorrem às Olimpíadas, ano após ano, sempre com jovens que acabam medalhados. Pena que Lisboa não siga o exemplo !!

Sem comentários: