terça-feira, 16 de agosto de 2011

RENDIDA!


Há muito, muito tempo que eu tinha a intenção de provar o Sushi, a tão badalada comida japonesa mas… não tinha companhia! As sobrinhas afiançavam que, do que me conhecem, eu só podia gostar e muito. Na verdade, sou boa boca embora por razões de saúde tenha de optar por uma comidinha caseira, apaladada mas simples, para o dia a dia. Quando viajo, pelo nosso país ou por terras estrangeiras, tento sempre experimentar coisas novas, descobrir sabores novos saber mais sobre a arte da culinária que aprecio embora não seja muito dotada. Por isso o Sushi andou tanto tempo a pairar no meu imaginário até que levada por uns sobrinhos lá fui eu experimentar, muito confiante mas com a certeza de poder escolher uma comida mais inócua caso não conseguisse comer os rolinhos e mais rolinhos tão maravilhosos à vista! É bem verdadeira a frase que diz que “os olhos também comem”. Neste campo, o Sushi começa logo a marcar pontos, sobretudo se tão bem confeccionado e tão bem apresentado como no restaurante aonde me levaram, perto do Cais do Sodré.

A sala é acolhedora e bem decorada, parece que estamos em casa de amigos, o atendimento suave e bem disposto. Sem pressas, explicando tudo a uma novata como eu nestas andanças, que teve direito a pauzinhos de criança para não fazer fraca figura e que…para espanto dos meus jovens acompanhantes, gostou de tudo o que provou e comeu.

Aí vai a requintada ementa escolhida para o almoço que vivamente recomendo – palitos de cenoura crua, servidos em base de gelo triturado com molho de mayonaise e ervinhas; Sakerinha, tipo caipirinha, feita com sakê e morango, com que acompanhei toda a refeição; depois começou o desfile dos rolos e rolinhos, com algas, arroz, salmão, pepino, atum, camarão, sushi em forma de cone, peixe fatiado sobre bocadinhos de arroz, eu sei lá que mais! Difícil dizer qual o meu eleito mas para abrir o vosso apetite, talvez elegesse uns rolinhos de massa tipo filó muito estaladiça com um recheio de camarão, estupendo! E, um pormenor delicioso e curioso – os pratos são servidos com uns montinhos de gengibre, cortado muito fininho para se comer entre as diferentes iguarias, de forma a refrescar a boca, retirar o sabor anterior e preparar o paladar para o que se segue. Boa e refrescante ideia!


O sushi possui um ingrediente comum a todas as variedades, o arroz de sushi. A variedade deste prato está relacionada com as diversas variantes de recheios, coberturas, condimentos e procedimentos de montagem.

As sobremesas, nem as provei, estava totalmente saciada mas ouvi dizer que têm uma tarte de maçã e um bolo de chocolate de…lamber beiços.

nota: as imagens são da net… não me lembrei de as fazer in loco, fica para a próxima já que o requinte da apresentação merece ser admirado.

2 comentários:

Rosa dos Ventos disse...

Tudo com óptimo aspeto!
Também estou ansiosa para experimentar e também me tem faltado a companhia...
O meu parceiro detesta aventuras destas! :-))

Abraço

goiaba disse...

Fiquei a salivar!! No regresso destas semanas de Verão invernoso quero experimentar - claro que conto contigo ...
Abração