quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Apontamentos sobre a Sicília

Uma viagem pela Sicília é sem dúvida uma viagem pela arqueologia, pela arte, pela cultura e pela natureza de uma das mais belas ilhas do Mediterrâneo.

Era a proposta do nosso passeio deste ano e foi com muita alegria que voltei a esta região de Itália de que conhecia só Catânia e Siracusa, numa curta visita há muitos anos atrás. Hoje descobri uma Sicília muito mais evoluída, em franco desenvolvimento, uma agricultura pujante, campos e campos de vinha, de oliveira e de laranjal.

Pela Sicília passaram através dos tempos, tantos e diferentes povos que foram deixando marcas indeléveis na arte, na cultura e nas tradições e tornaram esta ilha triangular tão típica e especial – foram os gregos, os fenícios, os romanos, os árabes, os espanhóis…

Com uma posição privilegiadamente estratégica a Sicília foi sempre um ponto de convergência entre o mundo ocidental e oriental, entre a África e a Europa e de todos os que a habitaram soube guardar e preservar marcas arquitectónicas e relíquias culturais que a individualizam e a tornam tão diferente do resto da Itália.

À medida que vou organizando as inúmeras fotos que fiz, vou partilhando no Blog aspectos que mais me impressionaram e que pensam sejam de maior interesse. Sem qualquer ordem pré estabelecida. O importante é fazer-vos sentir num pouco do que vivenciei. Espero conseguir.

A Villa Romana del Casale, na Piazza Armerina, com os seus 3 500mk2 de pavimento cobertos de mosaicos famosos, constitui um fabuloso testemunho da vida quotidiana da época romana. Era a residência da caça de Maximiliano Erculeo, parceiro de Dioclesiano nos comandos do Império romano e foi reconhecida pela Unesco como Património da Humanidade. Depois de sofrer diversas vicissitudes ao longo dos séculos, só nos anos 50 do séc. XX as escavações trouxeram à luz do dia e em impecável estado de conservação, os mais extensos e fascinantes achados da época romana.

Apreciem, então uma parte da zona residencial, quadro vivo dos costumes, dos animais, da moda, das distracções e desportos praticados na época. É de ficar boquiaberta!


Os trabalhos de pesquisa e restauro prosseguem ainda hoje e vão continuar pois pensa-se que este complexo arquitectónico fará parte de uma villa imperial bem mais vasta que guarda ainda alguma riquezas por desvendar.

Pormenor bem curioso foi descobrir as jovens praticantes de desporto envergando bikinis, cujos modelos pedem jus a muito fato de banho actual.

Perante tal perfeição e minúcia, questiono-me sempre – o que é que inventámos nós? O que é que esses povos antigos não sabiam já? Como foi possível tal avanço para a época? Esta visita encheu-me as medidas!!

2 comentários:

goiaba disse...

Valeu! Gostei deste primeiro relato e ... aguardo os outros.
Acho que já tinha visto imagens das romanas com biquini mas não tinha "olhado" com atenção!
Obrigada

peonia disse...

Obrigada pelo relato. Adorei e vou estar atenta à continuação. De facto, os romanos viveram com um requinte que ainda nos espanta!