domingo, 11 de setembro de 2011

Boas Notícias de Novo 44

Há muitos, muitos anos parei o meu carro em andamento ( por tê-lo deixado em 2ª fila sem travar!...) com umas socas”iguaizinhas” às da foto – ainda existem!
Pois agora as colecções de socos de madeira e tamancos da marca portuguesa Xuz acabaram de ser premiadas em Frankfurt com o Prémio GAPI – Prémios Inovação na Fileira do Calçado… As socas foram desenhado por Carmo Alvim e Rita Melo ( não parecem muito originais…) e são feitas à mão – o que limita e encarece o produto naturalmente. O mercado nórdico é a grande aposta para 2011 mas também a Alemanha, a Holanda e Portugal.
Com um prémio de prestígio foi galardoada, na mesma feira, uma outra marca portuguesa de calçado, a Profession Bottier – que calça, vejam bem, Nicolas Sarkozy e Michael Bubbé ( não sei quem é mas estava mencionado na notícia …)


Pesquisadores israelitas desenvolveram uma nova mamografia que pode vir a substituir a tradicional. Em vez de recorrer a radiografias, este método consegue detectar cancro da mama através de infravermelhos, uma tecnologia mais imediata e menos dolorosa para a mulher.
Até que enfim!!
Através do computador, é possível ver, em tempo real , os sinais térmicos enviados pelas células cancerígenas . Este exame é, portanto, mais rápido, sem precisar na análise posterior de um especialista e promove uma “avaliação automática do risco”, segundo Izhazy, um dos investigadores envolvidos no projecto.
Em Israel, já foram realizados testes em seis centros médicos, envolvendo mais de 100 mulheres. Os resultados mostraram uma eficácia de 92 por cento, um valor muito acima da mamografia tradicional. Seguem-se agora novos testes a realizar nos EUA e na Europa.


Uma equipa de investigadores norte-americanos do Departamento de Química da Universidade de Tuftis , conseguiu criar um motor eléctrico com apenas uma molécula!
A notícia foi publicada na “Nature Nanotechnology” e refere as potencialidades dessa descoberta na medicina e na engenharia.
O motor tem um diâmetro de um nanómetro ( um milionésimo de milímetro), uma molécula de sulfureto metílico.

1 comentário:

peonia disse...

Sempre atentas! Engraçadas as socas que todas tivemos..ali por 1975-76. Eram um perigo para a condução, mas cómodas. Já as outras "boas notícias" alimentam a esperança no progresso.
Abraço