domingo, 18 de setembro de 2011

Boas Notícias de Novo 45


- Os novos Zeppelins :


A partir de 2014 vão voltar essas aeronaves dirigíveis!! Estão a ser criadas pela companhia Hybrid Air Vehicles . Terão capacidade técnica para se moverem em espaços onde os transportes convencionais têm problemas e permitir preços muito mais baixos . A empresa britânica propõe criar um sistema de voo barato e prático utilizando dirigíveis que podem transportar até 50 toneladas de peso a um quarto de custo dos meios convencionais. O Canadá, a Gronelândia e a Sibéria já mostraram interesse na utilização destes novos zeppelins para transporte da produção mineral de e para zonas geladas.

- A poliomielite está extinta na Eruropa :

A poliomielite, uma doença viral altamente contagiosa, que afecta principalmente crianças e cujo vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, provocando depois paralisia e deformações no corpo , está completamente erradicada da Europa – confirmado pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

- Novas formas de gerar energia :

Parece uma ideia genial : a utilização do pavimento através da locomoção de pedestres e veículos gera energia !
A ideia é de dois jovens portugueses , Filipe Casimiro e Francisco Duarte através da empresa Waydip. O sistema chama-se Wayenergy , está pronto a instalar e só aguarda financiadores. Os promotores da Waydip, sedeada na Covilhã, querem instalar o sistema sobre ou em substituição do actual pavimento e sobretudo nas numerosas lombas existentes – deixariam de ser simples “freios” de velocidade e passariam a conter um sistema que absorve a energia dos automóveis e a transforma em energia eléctrica para ser usada no próprio local ou armazenada.

“Os promotores acreditam que os seus principais clientes serão entidades que tutelam estradas e auto-estradas, parques de estacionamento, centros comerciais, estações de transportes públicos, ginásios ou discotecas, ou seja, todo os locais de grande afluência de pessoas ou veículos e com necessidades energéticas “- com aumento das tarifas de electricidade valeria a pena implementar este sistema mas será que os interesses dos grandes grupos de energia deixam? …

- Já se regeneram ossos e cartilagens …

Rui Reis investigador da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, “foi galardoado com a principal distinção da Europa na área dos Biomateriais – o George Winter Award, atribuído pela European Society for Biomaterials (ESB) e que se destina a reconhecer, encorajar e estimular contributos notáveis para a investigação na área dos biomateriais.” – prémio que o investigador estende à sua equipa que conseguiu extrair de materiais naturais ( amido do milho ou soja , quitina da carapaça de crustáceos , algas verdes ou corais), os elementos necessários para a criação dos biomateriais que induzem a regeneração de ossos e cartilagens.

A investigação está próxima da aplicação clínica uma vez que já saiu do laboratório. A comercialização está dependente de regulamentação nacional e europeia.

1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Viva o blog das boas notícias!

Abraço