sábado, 29 de outubro de 2011

Uma visita a fazer

«O Mar é fixe mas não é só peixe».

Trata-se da 27ª exposição temporária da agência Ciência Viva, desde a sua abertura em 1999. Foi inaugurada ontem, no Pavilhão do Conhecimento, em Lisboa, e pode ser visitada até ao final de Agosto de 2012.

Formada por 30 experiências interactivas, a nova exposição convida a uma viagem por embarcações e contentores, bóias e faróis, empilhadoras e cabos, portos e marinheiros.

É uma exposição “indicada para toda a gente” onde se pretende “falar de contentores, de mergulho, de exploração mais para o lado dos países, das relações”.

A exposição é originária da Finlândia, do centro de ciência chamado Heureka. Apesar disso, “houve um grande trabalho de adaptação da exposição à realidade portuguesa também com a inclusão de alguns módulos novos”, dizem responsáveis pela exposição portuguesa.

Associada à exposição decorrerão muitas actividades complementares como debates, palestras e visitas a navios onde o público ficará a saber a forma como, por exemplo, são tratados os resíduos a bordo, como é feita a reciclagem, como é feito o abastecimento de combustível, quais os desafios de navegação numa embarcação de grandes dimensões, como é produzida e distribuída a energia, qual o ciclo da água a bordo, como se controlam as entradas e saídas dos produtos no navio.

Está aqui bem perto … é só ter vontade de ir.

Sem comentários: