quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Notícias do Passado … remoto

Um selo de barro com 2000 anos foi encontrado, por arqueólogos israelitas, junto ao chamado Segundo Templo, em Jerusalém, do qual hoje só resta o Muro das Lamentações. Foi encontrado precisamente perto do muro e tem inscrito duas palavras em aramaico que significam “puro para Deus”. É o primeiro artefacto encontrado relacionado com rituais do Templo e terá sido utilizado por oficiais do Templo na aprovação de objectos para uso ritual - pode ser datado entre o primeiro século a.C. e o ano 70 d.C .

É muito raro descobrir artefactos com ligação ao Templo. O sítio do templo propriamente dito – a que os judeus chamam Monte do Templo e os muçulmanos Santuário Nobre – permanece fora dos limites da investigação arqueológica, devido a questões político-religiosas. O sítio onde o selo foi encontrado está na rota de uma rua principal que percorre a antiga Jerusalém mesmo do lado de fora do templo.


Pela primeira vez descobriram-se na Antárctida vestígios de grandes dinossauros herbívoros, os saurópodes – já tinham sido encontrados em todos os outros continentes.
Os investigadores argentinos trabalham há anos na Ilha James Ross, no extremo nordeste da Península Antárctica e já tinham encontrado vestígios de outros tipos de dinossauros.

Sem comentários: