quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

RE – FOOD


Re-Food é um projecto que pressupõe a redistribuição de comida em boas condições que, normalmente, é deitada fora pelos restaurantes ,quando não consumida no dia. É responsável pelo projecto um americano da Virgínia, Hunter Halder, que vive em Lisboa há mais de 20 anos. Era especialista de “team building” (“melhoria da comunicação para potenciar a produtividade de empresas”) e trocou essa actividade pelo desenvolvimento de projectos humanitários. E surgiu a ideia do RE-FOOD.

Como? “Durante um jantar com as minhas filhas, uma delas perguntou-me o que acontecia com a comida que sobrava ao fim do dia naquele restaurante. E eu respondi : “o mais certo é que vá para o lixo, por não poder ser vendida amanhã”. “ Mas é uma vergonha”, foi a resposta. Mais tarde, a minha filha mais velha começou a trabalhar numa empresa de hotelaria e teve a oportunidade de assistir ao desperdício de grandes quantidades de boa comida que era deitada fora após banquetes e grandes festas. Fez-se uma luz na minha cabeça e comecei a pensar numa alternativa viável para canalizar essa comida para as pessoas que dela precisam, sem que isso trouxesse despesas para os restaurantes”. Reflectiu no projecto com o filho, “ a sua voz da razão” e, em conjunto, definiram o conceito e o nome. A seguir , já em 2010, avançou com a criação da “Re Food 4 Good”, uma associação de voluntários que concretizam no terreno o resgate da comida excedente da restauração e a sua distribuição por quem precisa.

O projecto está a ser desenvolvida na nossa freguesia ,Nossa Senhora de Fátima, com a colaboração de 285 restaurantes e 80 voluntários. São apoiadas 70 pessoas ( 23 famílias) e 30 ou 40 sem-abrigo. Para a implementação do projecto outros ajudaram : na identificação das famílias carenciadas, na produção de material gráfico de divulgação, na cedência de espaço para organização do trabalho, … Aos voluntários é pedida hora e meia de trabalho por semana e Hunter Halder garante : “o trabalho pedido é leve, divertido e tem a vantagem de cada um reforçar os sentimentos de partilha e solidariedade”. Também são bem vindos os sócios que pagam uma quota – o dinheiro é necessário para as embalagens, o pagamento da água e electricidade. Para gasolina … não é preciso. Hunter Halder desloca-se na sua bicicleta com cestos amarelos e a entrega está organizada por zonas dentro da freguesia.

Próximo objectivo? Uma sede não precária e o alargamento a outras freguesias até cobrir toda a cidade de Lisboa!!

Recentemente a “Re Food 4 Good” foi distinguida com o Prémio Voluntariado Jovem Montepio. Dos 25 mil euros recebidos, Hunter Halder decidiu doar mil euros a cada um dos outros 4 projectos finalistas. Há mesmo pessoas especiais que fazem a diferença numa multidão egoísta, corrupta … e dominante.

1 comentário:

ZIA disse...

Que bom divulgares mais esta excelente iniciativa que ajuda tantas famílias da nossa freguesia. Desde que conheci o sr Hunter, através de uma reportagem de tv, tenho seguido o desenvolvimento do projecto e só desejo que ele se espalhe pela cidade e mais pessoas generosas e abnegadas adiram. Ainda não desisti de colaborar. Falta-me só um pouco de força de vontade...
abraço
ZIA