sexta-feira, 2 de março de 2012

Jabuticabas

São os frutos das jabuticabeiras, árvores espantosas cujas flores e frutos cobrem os troncos principais e secundários !!


É uma árvores originária da América do Sul ( “Mata Atlântica”), muito frequente no Brasil, Paraguai e Argentina. É de crescimento lento e de grande porte - pode ter 10 metros de altura e troncos com 40 cm de diâmetro. Gosta de solos húmidos e pouco ácidos e floresce na Primavera e no Verão, produzindo uma quantidade louca de frutos. Se forem regadas podem florescer e frutificar durante todo o ano…
As jabuticabas tem 3 a 4 cm de diâmetro, comem-se frescas ou em geleias, sumos, bolos, tartes … e fermentada ( em “vinhos”, vinagre, licor e aguardente). São consideradas antioxidantes e anti-inflamatórias – são ricas em ferro, fósforo, vitamina C , niacina ( vitamina do complexo B) e antocianina ( antioxidante) …

A cultura de jabuticabeiras é muito frequente em pomares e até se alugam partes da árvore permitindo a quem aluga a colheita dos frutos num ou em mais ramos … Na verdade, os frutos de uma árvore parecem chegar para várias famílias !

Foi uma surpresa que veio num mail e nos deu vontade de saber mais. Aqui fica para quem, como nós, só tinha ouvido falar de jabuticabas e nunca tinha visto como são.

Sem comentários: