segunda-feira, 18 de junho de 2012

Suu Kyi


Aung Suu Kyi, líder da oposição na Birmânia ( chamada Myanmar pelos governantes militares), recebeu finalmente, no dia 16 deste mês, o Prémio Nobel da Paz que lhe tinha sido atribuído há 21 anos! Não o tinha podido receber pessoalmente por estar em prisão domiciliária, quando os militares tomaram o poder e invalidaram a vitória do seu partido nas eleições legislativas. Foi então representada pelo marido e pelos dois filhos.

Em Oslo, no discurso de aceitação do Nobel, considerou que o comité que a premiou "estava a reconhecer que os oprimidos e isolados na Birmânia também faziam parte do mundo, estava a reconhecer a unidade da Humanidade".

"Para mim, receber o prémio Nobel da Paz significa que estendo as minhas preocupações em relação à democracia e os direitos humanos além das fronteiras nacionais . O prémio Nobel da Paz abriu uma porta no meu coração".

"Frequentemente, durante os meus dias de prisão domiciliária ,15 dos últimos 24 anos , senti-me como se já não fizesse parte do mundo real". E, preocupada com o facto de os "desconhecidos serem esquecidos", Aung San Suu Kyi pediu a libertação dos presos políticos na Birmânia.

"O meu partido, a Liga Nacional para a Democracia, e eu própria estamos prontos e desejosos de desempenhar qualquer papel no processo de reconciliação nacional”.



1 comentário:

Rosa dos Ventos disse...

Ainda me lembro do que se passou há 21 anos!
Ainda bem que agora o pôde receber!

Abraço